-
Arquitetos: Foster + Partners
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nigel Young, Alan Schindler
-
Fabricantes: Terrazzo & Marble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este novo edifício está localizado ao lado de ícones modernistas como o Seagram Building, Lever House e o CBS Building, na grande avenida comercial do mundo.
A torre de 47 andares foi projetada em estreita colaboração com a equipe de projeto da L&L Holding. Ela inclui um hall de pé-direito triplo, acomodações comerciais de padrão internacional, espaços verdes externos, um amplo pavimento com equipamentos sociais e uma cobertura de 11 metros de altura. Construído no padrão LEED Gold, o edifício conquistou recentemente a certificação Well Core no nível Gold, em reconhecimento às suas características que melhoram a saúde e o bem-estar dos ocupantes.
A torre é dividida verticalmente em três volumes distintos: uma base de sete andares, tecida no nível da rua; uma parte central rebaixada; e uma formação esbelta com "pavimentos premium" no topo. O projeto foi estabelecido através de um processo de análise detalhada, envolvendo a modelagem das vistas do Central Park a partir do local e encontrando a distribuição ideal das áreas para alcançar uma composição equilibrada.
O primeiro recuo – um traço característico do design de arranha-céus em Nova York – corresponde ao ponto de referência da rua. O segundo desenvolve esse tema, distanciando física e simbolicamente os níveis superiores do restante das torres de escritórios da cidade. Para maximizar a fachada da Park Avenue, o núcleo é posicionado na parte posterior, onde os lobbies envidraçados dos elevadores dão vida à elevação leste e revelam longas vistas para o East River.
Expressando claramente a estrutura, o aço cônico e a torre emoldurada de concreto se erguem para encontrar três paredes de cisalhamento – estendendo-se desde o topo da torre, essas três placas fornecerão um marco no horizonte. A expressão estrutural do edifício permite lajes verdadeiramente flexíveis, e sem colunas, nos níveis superiores, que podem acomodar uma ampla gama de inquilinos.
Entre cada um dos três volumes, os andares dos escritórios são atravessados por ambientes de pé-direito duplo que criam a premiada comodidade do espaço aberto no coração de Manhattan. O segundo recuo abriga ainda o Diagrid Club, aberto a todos os usuários e inquilinos da torre. Este clube oferece vistas notáveis, áreas ao ar livre, uma instalação de arte do artista contemporâneo japonês Yayoi Kusama, salas privadas para meditação transcendental da David Lynch Foundation e uma série de comodidades projetadas para conectar a mente e o corpo. Os espaços de café e jantar neste nível são operados pelo premiado chef, Jean-Georges Vongerichten.
O foco social da torre continua no nível da rua, onde a entrada do edifício é destacada por um lobby de pé-direito triplo ladeado pelo novo restaurante de Jean-Georges Vongerichten. O restaurante de 1.300 metros quadrados inclui um mezanino principal e um salão de coquetéis, com um teto de 13 metros de altura e uma pintura de 7 metros do célebre artista Larry Poons.